Toda importação tem suas peculiaridades e você deve ter total atenção com cada etapa do processo para que uma simples importação não se transforme em uma enorme dor de cabeça e prejuízos, mas para importações vindas da China a sua atenção deve ser redobrada.
Os preços dos produtos chineses são bem atrativos, mas não é só o custo da mercadoria que deve ser levado em consideração, afinal “o barato pode sair caro”.
Você deve considerar a qualidade do material a ser importado, avaliar o fornecedor com quem está negociando, dentre outros fatores que podem interferir direta ou indiretamente no seu processo de importação.
Há fatores que podem complicar um processo de importação de um produto vindo da China como a comunicação, influenciada pela cultura, idioma e até mesmo o fuso horário. Mas há outros fatores que precisam ser avaliados pelo importador.
Neste artigo apresentarei a você 5 pontos fundamentais que necessitam de sua total atenção no planejamento de sua importação vinda da China.
1- Fornecedor X Produto
Antes de fechar negócio, procure conhecer melhor o fornecedor com quem está negociando. Faça pesquisas na internet, busque por informações, recomendações, se possível, solicite amostras dos produtos negociados. Se puder vá até a origem e faça uma visita ao fornecedor, conheça suas instalações, verifique se ele está apto a exportar, conheça de perto o produto a ser exportado por ele.
Caso não puder visitar o seu possível fornecedor, opte por contratar uma empresa na origem para fazer inspeção da fábrica e do produto a ser exportado antes do embarque e deixe bem claro durante as negociações a respeito da contratação das inspeções e que os pagamentos ao seu exportador serão feitos mediante envio de relatórios pela empresa de inspeção contratada por você.
2- Pagamento
Mantenha um bom relacionamento com o seu exportador e procure negociar as condições de pagamento para evitar possíveis prejuízos, caso você ainda não tenha feito negócios com o mesmo. Tente dividir o pagamento, realizando o primeiro pagamento assim que a mercadoria ficar pronta para embarque, depois o segundo pagamento assim que a carga for embarcada e o último pagamento ficando para a chegada da mercadoria em sua fábrica de preferência.
3- Logística
Você precisa ficar atento a localização do fornecedor, levando sempre em consideração o Incoterms negociado e o trajeto a ser percorrido pela sua mercadoria. Seu fornecedor pode estar localizado próximo de grandes portos e aeroportos da China, mas também pode estar no interior do país, e aí a coisa complica um pouco, pois você terá que levar em consideração o tempo que será gasto para o deslocamento da carga da fábrica/armazém do exportador até o ponto de escoamento da mercadoria, e neste trajeto além do tempo gasto, deverá ser calculado os custos gerados.
4- Prazos
Para que a sua importação chegue dentro do tempo previsto, você precisa estar atento não somente no transit time informado pelo agente de carga (tempo estimado para o frete internacional), mas você precisará considerar no seu cálculo uma margem extra de tempo para:
– Possíveis atrasos na finalização da fabricação do seu produto;
– O deslocamento da carga entre o fornecedor (fabricante/vendedor) e o terminal do porto ou aeroporto na origem, dependendo do tipo de transporte a ser contratado;
– A movimentação e desembaraço da carga no terminal de origem;
– A descarga de sua mercadoria no terminal de destino;
– Possível armazenagem da carga no porto ou aeroporto de destino;
– O desembaraço aduaneiro da carga no destino;
– O trajeto de sua carga no destino, deslocamento entre terminal do porto ou aeroporto até a sua empresa.
5- Calendário Chinês
Ao fazer negócios com a China, é de extrema importância você ter conhecimento das possíveis datas que poderão vir a impactar a sua compra e a logística internacional de sua mercadoria. No momento das negociações atente-se ao Calendário Chinês, principalmente ao Ano Novo Chinês.
O Ano Novo Chinês dura em média de 7 dias, entretanto, algumas empresas prolongam este feriado para até 15 dias e muitas delas só aceitam pedidos que possam ser fabricados e entregues integralmente antes ou somente depois do feriado.
Além do tempo de produção é preciso também ter um cuidado especial com a reserva de espaço em navios e aviões, uma vez que o transporte no modo marítimo e aéreo é afetado pela demanda e aumento no valor dos fretes neste período. Então, organize-se e antecipe seus pedidos e embarques.
Para você não correr risco com atrasos de sua importação em épocas de feriado, pré-defina e confirme todos os detalhes do embarque da sua carga com o seu fornecedor com no mínimo 3 semanas de antecedência do início do feriado e procure confirmar os pedidos de compra pelo menos antes do final de novembro de cada ano, considerando assim prazo estimado para fabricação do produto, que leva em torno de 30 a 45 dias, e o embarque de sua mercadoria antes do Ano Novo Chinês.
Lembre-se que mesmo que o seu fornecedor consiga finalizar a produção de sua mercadoria antes do feriado, você dependerá da coleta, desembaraço e embarque da carga e neste período todos param, sem falar em toda a logística envolvida, por isso sua empresa precisa ter um bom planejamento de seus embarques.
Para ajudar no seu planejamento e programação, segue abaixo o Calendário Chinês deste ano, mesmo que o Ano Novo Chinês já tenha acontecido:
- 04 a 10 de fevereiro de 2019 – Ano Novo Chinês
- 05 de abril de 2019 – Qingming Festival
- 29 de abril a 1 de maio de 2019 – Dia do trabalho
- 7 de junho de 2019 – Dragon Boat Festival
- 13 de setembro de 2019 – Mid-Autumn Festival (Festival do Meio do Outono)
- 1 a 7 de outubro de 2019 – Dia Nacional da China (Golden Week)
Os feriados podem impactar diretamente nas suas operações de importações vindas da China, portanto, não durma no ponto. Organize-se, planeje-se, antecipe-se sempre.
Faça contato antecipado com o seu fornecedor, agente de carga e despachante aduaneiro, mesmo que a sua carga ainda não esteja pronta para ser coletada. Pois neste meio tempo você consegue evitar problemas com emissão de documentos, reservas de embarque e negociação dos valores dos fretes.
Como visto, são muitos os fatores que podem interferir em seu processo de importação e o planejamento é a palavra chave que fará com que você passe pelos feriados chineses sem atrasos na entrega das mercadorias para o seu cliente final, por isso, planeje-se, planeje-se e planeje-se sempre. Fique atento a todos os detalhes do seu processo de importação, afinal são os detalhes que fazem toda a diferença no final.