O cenário do Comércio Exterior vive em constante mudança, e o profissional de COMEX precisa e deve estar sempre atento a todas essas transformações, uma vez que se faz necessário entregar ao seu cliente um produto de qualidade, com um menor preço e em curto espaço de tempo e dentro das regras do comércio exterior.
Para isso o profissional necessita estar sempre atualizado, antenado em tudo o que ocorre dentro e fora de seu país, afinal o que ocorre dentro do país com quem está se negociando influencia também nas suas importações e exportações. Mas além disso você como profissional precisa ser eficiente e eficaz na gestão dos seus processos para obter resultados cada vez mais satisfatórios.
Ainda vale ressaltar que nos dias atuais a tecnologia está cada vez mais avançada, auxiliando de forma significativa na gestão das operações de importação e exportação, mas o SER HUMANO, esse ainda continua fazendo a grande diferença.
E como você, SER HUMANO e PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR, pode fazer a diferença?
Você precisa desenvolver e aplicar o seu C.H.A. Para você continuar agregando valor na gestão dos seus processos você precisa trabalhar no desenvolvimento contínuo do seu Conhecimento, da sua Habilidade e da sua Atitude.
Conhecimento
O conhecimento é o saber, e conseguimos o saber através dos estudos, dos cursos de capacitação, faculdades, especializações. Mas além dos estudos o conhecimento pode ser adquirido e desenvolvido também através da leitura e do seu relacionamento com outras pessoas da mesma área de atuação. Afinal a troca de conhecimento entre os colegas de profissão é muito rica e valiosa.
Habilidade
A habilidade é o saber fazer. É colocar na prática todo o conhecimento técnico que você adquiriu, e essa habilidade só se conquista através do treinamento, da prática do dia a dia. Você só saberá fazer fazendo, simples assim. De nada adianta deter todo o conhecimento se você não o colocar em prática.
É preciso praticar, praticar e praticar. É preciso tentar, talvez errar, tentar de novo, errar de novo, e ir tentando até acertar e não se esquecer de aprender com os próprios erros para não persistir na mesma falha e acabar ficando estagnado e colocar em risco toda uma operação.
LEMBRE-SE: É preciso ter em mente que você nunca pode ter medo de errar, pois é errando que se aprende, e só se aprende tentando. Para sair da inércia você só precisa ir lá e fazer acontecer.
“QUEM NUNCA COMETEU UM ERROU, NUNCA TENTOU ALGO NOVO. ”
Atitude
A atitude é o querer fazer. É ter iniciativa para ir além do que lhe foi solicitado, é entender o processo como um todo e buscar por melhoria contínua. É procurar se antecipar as necessidades, aos problemas que possam vir a surgir. É ser pró ativo a todo instante.
Como você pode desenvolver e aplicar o seu C.H.A no seu dia a dia no Comércio Exterior?
1- Conhecimento
O conhecimento você conseguirá através de uma Faculdade, Pós-graduação ou MBA, cursos rápidos de capacitação e reciclagem. E o que fará toda a diferença na sua vida profissional, além do investimento aplicado no estudo contínuo é a leitura constante. Você necessita fazer da leitura parte da sua vida. O regulamento aduaneiro, por exemplo, tem que que estar impregnado em você.
Brincadeiras à parte, mas todo o processo de importação e exportação tem que estar em acordo com o Regulamento Aduaneiro. O Decreto 6.759, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior e você deve fazer o uso constante desse regulamento.
Suas operações de importação e exportação devem estar muito bem fundamentadas em relação ao Regulamento Aduaneiro, e para fundamentá-las você precisa conhecer o Regulamento, e para conhecer você precisa ler. Então a leitura tem que ser diária.
Além disso você precisa incluir à sua rotina diária a leitura das notícias do seu país e do mundo, Notícias Siscomex, Instruções Normativas pelo site da Receita Federal, site do MDIC, enfim, tudo que agregue conhecimento a você, tudo que o mantenha informado e atualizado deve fazer parte de sua leitura diária.
Fora o estudo contínuo e a leitura constante o seu conhecimento poder ser aprimorado através de sua conexão com outros profissionais que atuam no comércio exterior. A troca de informações, conhecimento e experiências é muito enriquecedor e pode aumentar consideravelmente a sua bagagem de conhecimento. Então cuide muito bem do seu Networking.
2- Habilidade
Para adquirir habilidade você terá que colocar a mão na massa. Sair da inércia e fazer acontecer. No início você terá muitas dúvidas, e como terá, mas se não souber fazer, se tiver dúvidas peça ajuda. Tenha a humildade de pedir ajuda aos colegas do seu setor, ao despachante aduaneiro, à colegas de sua rede de contato, enfim, peça ajuda.
Algo que eu fiz no início, quando comecei a trabalhar com importação e exportação de produtos, foi analisar processos antigos que deram certo, que tiveram resultados satisfatórios. Eu mapeava os processos, avaliava todas as documentações emitidas, a logística utilizada em cada operação, para ir entendo na prática aquilo que eu tinha visto em sala de aula e confesso que para mim deu certo.
Com o tempo comecei a perceber que em determinadas situações eu poderia fazer de outra maneira, que o processo poderia ser finalizado de forma eficiente e eficaz fazendo de outro jeito. Não foi nada fácil, eu me sentia um peixinho fora d´água, mas com o tempo você vai pegando jeito, afinal não tem remédio melhor do que seus próprios erros e acertos e só a prática nos traz a habilidade em fazer algo.
Depois de muita prática você verá que muitos processos se tornarão simples para você, outros nem tanto, uma vez que cada processo é um processo único, mas como o aprendizado é uma constante, o desenvolvimento de sua habilidade também o será.
Um conselho que eu possa lhe dar é: Atente-se sempre para os detalhes de cada processo. São os detalhes que fazem a diferença.
3- Atitude
Não basta ter conhecimento e habilidade se você não ter atitude nas mais variadas situações que irão surgir todos os dias.
Você irá se deparar com fornecedores que não disponibilizarão os materiais no prazo acordado, com caminhão que quebrou ou que foi assaltado, material que não embarcou por falta de espaço no navio ou avião, acontecimentos internacionais que irão afetar a logística dos seus processos como conflitos, guerras, catástrofes naturais, e aí você terá que ser rápido em suas decisões, e olhe que não estou falando em agir por impulso, mas você terá que avaliar a situação, estudar os prós e os contras, principalmente em questão de custos e prazos e tomar uma decisão rápida e assertiva.
Atente-se para a questão da agilidade. Você precisará ser ágil na tomada das decisões, pois afinal imprevistos acontecem, mas você também precisa se antecipar aos imprevistos. E isso só é possível quando se tem a total atenção aos detalhes de cada operação e que cada operação seja realizada com organização, planejamento e análise. Com foco nos detalhes você consegue ter maior controle sobre toda a operação.
E o não menos importante: Não deixe nada para a última hora, planeje-se sempre. Você precisa se antecipar aos fatos.
Os riscos nas operações existem, mas se você estiver calçado de conhecimento, habilidade e atitude o processo poderá ser finalizado sem grandes transtornos, ele poderá ser finalizado dentro do prazo e com custos reduzidos.
E você, caro leitor (a). Como você vem desenvolvendo a sua competência C.H.A.? Você tem mais alguma dica para compartilhar com seus colegas de profissão para o desenvolvimento da competência C.H.A.?