As pessoas vêm se tornando cada vez mais conscientes quanto a importância de se preservar o meio ambiente, e para o meio empresarial essa consciência está cada vez mais abrangente, pois as empresas estão levando a sério a questão da sustentabilidade e é neste processo de conscientização que entra a Logística Reversa.
Logística reversa se refere ao retorno da mercadoria ou parte dela para a empresa, refere-se ao fluxo reverso pelo qual o produto passa. A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher materiais e dar encaminhamento ao setor empresarial para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.
Segundo Paulo Roberto Leite, que é especialista no assunto e presidente do CLRB – Conselho de Logística Reversa do Brasil, define:
“Logística reversa é a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros”
A logística reversa pode ser dividida em logística reversa pós-venda e logística reversa pós-consumo. A logística reversa pós-venda refere-se a logística para devolução de mercadoria ao fornecedor e/ou fabricante devido a ocorrência de:
- Defeito de fabricação ou funcionamento e que necessitam de conserto;
- Avarias no produto ou na sua embalagem;
- Danos provocados durante o transporte;
- Erros na emissão do pedido;
- Mercadorias em consignação;
- Término de prazo de validade da mercadoria;
- Necessidade de recall.
Já a logística reversa pós-consumo refere-se a logística relacionada à questão da reciclagem e da sustentabilidade. Refere-se as mercadorias descartadas pelo consumidor que não foram utilizados devido ao término de sua vida útil ou porque a validade do produto chegou ao fim, sendo considerado impróprio para o consumo primário e que precisam ser descartados de forma correta.
Na logística reversa pós-consumo a estratégia a ser utilizada pela empresa dependerá das condições em que o produto retornará à indústria:
- Se houver condições de uso, a mercadoria poderá ser reutilizada;
- Se o produto chegou ao fim de sua vida útil, o mesmo poderá ter seus componentes reaproveitados ou remanufaturados;
- Se houver risco ambiental, o item deverá ser descartado de maneira correta.
Neste artigo falarei sobre a Logística Reversa pós-consumo para que você possa aplicar no seu dia a dia a forma ambientalmente correta de se descartar resíduos sólidos das mercadorias ou reaproveita-los em um ciclo produtivo, reduzindo assim os impactos negativos contra o meio ambiente.
Quais os benefícios decorrentes da implantação da logística reversa nas empresas?
Com a implantação da logística reversa pós-consumo na empresa é possível efetuar o retorno dos resíduos de seus produtos ao fabricante ou fornecedor, evitando assim a poluição do meio ambiente e contribuindo com a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, além da empresa poder atuar de acordo com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que através da lei nº 12.305, criada em 2 de agosto de 2010, propõe-se uma gestão integrada da cadeira logística, fazendo que o produto final ou parte dele possa voltar à indústria, além do gerenciamento de resíduos sólidos.
“A logística reversa é um instrumento fundamental capaz de promover uma responsabilidade de forma compartilhada entre empresa e pessoa física em relação ao ciclo de vida de uma mercadoria”
Implantando a logística reversa a empresa estará:
- Cumprindo a lei;
- Fazendo o bem para o meio ambiente;
- Atraindo principalmente a atenção de consumidores mais conscientes;
- Diminuindo os gastos na produção, armazenagem e distribuição com a melhoria constante do seu processo de logística reversa, sem falar que o reaproveitamento de matéria prima promove a economia;
- Gerando receitas;
- Criando uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.
Quem precisa implantar a logística reversa?
De acordo com a lei nº 12.305, empresas privadas e órgãos públicos devem promover ações de redução no volume de resíduos sólidos e rejeitos, diminuindo assim os impactos ao meio ambiente.
Agora dependendo do setor de atuação da empresa, a implantação da logística reversa se torna uma obrigação.
Quem deve implantar a logística reversa?
Todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
- Agrotóxicos;
- Pilhas e baterias;
- Pneus;
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
- Embalagens em geral constituídas de material plástico, vidro e metálico.
De que maneira pode-se colocar a logística reversa em prática na empresa?
A empresa assumirá a responsabilidade pelos resíduos deixados por seus produtos, além de fiscalizar as etapas da logística reversa, no entanto, vale ressaltar que a implantação da logística reversa só dará certo se houver um efetivo envolvimento dos fabricantes, dos distribuidores, dos consumidores, dos comerciantes e dos governantes.
Para que a logística reversa ocorra será necessário que o consumidor final devolva o produto ou a sua embalagem ao comerciante ou ao distribuidor. O comerciante/distribuidor efetuará o envio da mercadoria ou parte dela para o fabricante ou para o importador e esse encaminhará o material para reuso, reciclagem ou descarte adequado.
Uma das maiores dificuldades encontradas no processo da logística reversa é entender que este deve ser um processo regular e constante, e não um processo esporádico. Antes da empresa pensar em implantar o processo de logística reversa, se faz necessário elaborar um plano de resíduos sólidos, definindo as ações de coleta para reutilização, reciclagem ou descarte.
Segue abaixo algumas dicas para se colocar em prática a logística reversa em sua empresa:
- Defina as políticas de retorno de mercadorias;
- Analise propostas de empresas que já atuam nessa área;
- Capacite seus colaboradores;
- Informe seu cliente. Explique como funciona e os seus benefícios;
- Verifique como outras empresas estão aplicando a logística reversa e faça uma comparação com o processo de sua empresa;
- Faça uma análise constante do processo a fim de aprimorá-lo sempre;
- Inspire-se nos grandes exemplos como a Bridgestone, Natura, Apple, Coca Cola e em tantos outros exemplos.
Ainda de acordo com Paulo Roberto Leite, a organização do processo de Logística Reversa deve iniciar-se pela divisão de responsabilidades entre todos os participantes da cadeia industrial através do compartilhamento dos custos, gestão do processo, planejamento das operações, dentre outras.
Além de se ter um plano bem elaborado para o processo de Logística Reversa se faz necessário obter a aprovação pelo governo federal de um “Plano de Logística Reversa”, com a edição do “Acordo Setorial”, ou pelo governo estadual em alguns casos, com a edição do “Termo de Compromisso”.
O papel do consumidor
De nada adianta o setor público e privado trabalharem juntos na questão da sustentabilidade, implantando processos de logística reversa se o consumidor final não fizer a sua parte.
Por isso, você consumidor consciente, procure descartar o seu lixo de forma correta, separando os itens recicláveis e, se necessário, levando os resíduos até um ponto de coleta.
Quanto a questão do descarte de medicamentos, não o faça no lixo comum, pois este tipo de descarte pode ser prejudicial à saúde humana e animal. Para os medicamentos que não forem ser consumidos e/ou que estão fora do prazo de validade descarte-os de forma correta. Leve-os aos postos de coleta existentes nas farmácias de seu bairro.
A proposta deste artigo foi lhe passar o mínimo de informação sobre a logística reversa para que você possa estudar o processo, buscar informações complementares e colocar em prática na sua empresa, na sua vida, colaborando assim com o meio ambiente e, consequentemente para um mundo melhor.
E você leitor (a), como você está contribuindo com o meio ambiente? Compartilhe nos comentários se você adota alguma prática de colaboração com a sustentabilidade. Sua empresa já adotou ou vem pensando em adotar processo de logística reversa?