Para as empresas não é tarefa nada fácil selecionar profissionais que possuam qualificação compatível com o cargo a ser preenchido e que, principalmente, se adequem com facilidade às necessidades da organização. Uma vez encontrado o perfil profissional desejado se faz necessário treinar o novo colaborador no momento da contratação, mas também é fundamental investir regularmente na capacitação e reciclagem deste profissional.
Agora observando a outra ponta, e tendo como exemplo o profissional que atua na área de Comércio Exterior, se faz necessário observar que este profissional precisa estar sempre atualizado com tudo o que acontece no mundo do COMEX, uma vez que as normas e leis que regem o comércio internacional modificam constantemente, e para tanto este profissional precisa e deve investir sempre em sua própria capacitação profissional, independente se a empresa em que atua oferece ou não ajuda de custo.
Neste artigo abordarei a importância do investimento em capacitação, pontuando os principais benefícios gerados tanto para a empresa que investe em seu colaborador bem como para o profissional que corre atrás de sua capacitação e qualificação profissional com recursos próprios.
Benefícios para a empresa
Você empresa, que investe na capacitação e treinamento de seus colaboradores, não somente na contratação destes, mas sim na capacitação contínua conseguirá a médio e longo prazo:
– Melhorar a capacidade produtiva de sua equipe;
– Reter talentos;
– Contribuir com a motivação de seus colaboradores;
– Abrir vantagem competitiva perante seus concorrentes diretos;
1- Melhorando a capacidade produtiva de sua equipe
A partir do momento em que você oferece aos seus colaboradores treinamento e capacitação constante, a produção do seu funcionário em si, bem como de sua equipe inteira irá melhorar consideravelmente, uma vez que o profissional estará se tornando cada vez mais qualificado, gerando resultados surpreendentes para a sua empresa, sem falar na questão da motivação desse funcionário, pois investindo em seu colaborador você estará automaticamente valorizando este profissional.
Lembre-se que funcionário valorizado, reconhecido e incentivado pela empresa se torna um colaborador totalmente motivado e engajado com os objetivos reais da organização.
“A capacidade crítica, de execução e a habilidade de se reinventar diariamente é fundamental para ter o principal ativo de uma empresa, que são as pessoas, prontas para os desafios. ”
2- Retendo talentos
O investimento de sua empresa na capacitação de seus funcionários contribui consideravelmente com a retenção de talentos. Investindo em capacitação você estará dando a chance para que o seu colaborador se desenvolva como profissional, e ao mesmo tempo esse mesmo profissional estará colocando em prática dentro da sua organização todo o conhecimento adquirido através da capacitação, e isso só é possível através do investimento constante em treinamentos, cursos de reciclagem, ajuda de custo com graduação, pós-graduação, cursos de línguas estrangeiras, etc.
A partir do momento em que o profissional constatar que a sua empresa está investindo nele, que a sua empresa acredita em seu potencial, automaticamente este profissional permanecerá mais tempo em sua empresa, diminuindo assim a rotatividade de funcionários em cada setor de sua organização. Portanto, evite o turnover dentro da sua empresa investido em seu funcionário, capacitando o seu colaborador.
3- Contribuindo com a motivação dos colaboradores
Como já visto, investindo no desenvolvimento profissional de seu colaborador você estará automaticamente promovendo novas habilidades e melhorias no desempenho deste profissional em sua área de atuação, estimulando assim a sua motivação.
Funcionário motivado é sinônimo de engajamento, trabalho em equipe, clima organizacional favorável para a conquista de resultados satisfatórios para a sua empresa. Nunca deixe de motivar seu colaborador, de motivar a sua equipe.
4- Abrindo vantagem competitiva perante seus concorrentes diretos
Equipe qualificada, motivada e engajada gera visibilidade e competitividade para a sua empresa. Uma vez que você começa a investir na capacitação de sua equipe seu cliente acabará sendo melhor atendido, os processos serão finalizados com eficiência e eficácia, criando de forma natural o desenvolvimento de sua empresa, melhorando assim a imagem da organização perante o mercado, abrindo uma vantagem considerável em relação aos seus concorrentes diretos.
Quando a empresa contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades de sua equipe ela começa a ser vista com outros olhos por seus colaboradores, clientes e parceiros.
LEMBRE-SE: O funcionário de sua empresa é o seu maior patrimônio. Funcionário altamente qualificado e principalmente motivado gera resultados extraordinários e isso refletirá diretamente no atendimento aos seus clientes.
Como capacitar sua equipe?
– Dê treinamentos constantes para seus funcionários dentro da função que cada um exerce dentro da sua empresa;
– Crie uma oficina de reciclagem e aprimoramento dentro da sua própria empresa, em que profissionais mais experientes e atualizados possam ministrar os cursos, compartilhando o conhecimento e experiência adquirida com seus colegas de profissão;
– Incentive seus funcionários a participar de eventos relacionados ao campo de atuação de cada um e que sejam importantes para a empresa como feiras, palestras, workshops;
– Disponha para seus colaboradores ajuda de custo com cursos de graduação; pós-graduação, reciclagem e capacitação ou cursos de línguas por exemplo;
– Promova premiações aos colaboradores que tragam para sua empresa resultados e inovações. Os prêmios podem ser através de bonificações, mentorias, plano de carreira;
– Dê feedbacks frequentes aos seus funcionários, tendo o cuidado de dar feedbacks construtivos;
– Utilize a tecnologia a seu favor na capacitação de seus colaboradores. Faça uso de plataformas on-line;
– E por último, porém não menos importante, seja você o exemplo para o seu colaborador, para a sua equipe. Procure ser um verdadeiro líder capaz de engajar e motivar seus funcionários na busca pela conquista de resultados positivos para a sua empresa através do seu próprio exemplo como profissional e como pessoa também.
Nunca se esqueça que a sua empresa é composta por pessoas e se essa composição for feita por colaboradores totalmente despreparados e desmotivados, dificilmente sua organização conseguirá conquistar os objetivos essenciais de uma organização que é entregar um produto e serviço de qualidade, dentro do prazo estipulado, com a máxima eficiência e eficácia e que ainda consiga fidelizar seus clientes e parceiros pelo excelente serviço prestado e alta qualidade no atendimento, construindo assim uma imagem positiva no mercado.
E para você profissional, quais os benefícios gerados com o investimento em sua própria capacitação?
Atualmente ter um diploma de graduação não é o bastante para se manter no mercado de trabalho. Com a crise em que o país vem enfrentando com alta taxa de desemprego, a competitividade fica cada vez mais acirrada e para você poder se destacar dentre os demais você precisa estar altamente qualificado e atualizado, você precisa ter um diferencial, você precisa ser o diferencial dentre os demais.
Da mesma forma que na crise há uma maior competitividade entre profissionais há também vagas em setores que surgem e que não são preenchidas por falta de profissionais qualificados para a função/cargo que está disponível. Infelizmente há uma falta no mercado de profissionais qualificados, dependendo do setor, mesmo em tempos de crise e alta competitividade.
Tomado como base novamente o Comércio Exterior, que vive em constante mudança, e que as organizações estão sempre à procura de profissionais que estejam bem alinhados a essas alterações, se faz necessário que você profissional da área possa manter-se sempre atualizado e cada vez mais qualificado para proporcionar à empresas em que atua ou que venha a atuar uma visão mais estratégica para o negócio como um todo, e por isso é fator determinante que você como profissional invista em sua própria capacitação, que você não deixe de se atualizar, de se qualificar, de se capacitar.
Profissionais de sucesso tem como característica comum a busca contínua por conhecimento, por capacitação profissional, por atualização.
Tenha sempre em mente que quando você decide investir em sua capacitação você estará:
– Se mantendo sempre atualizado em sua área de atuação;
– Apto a lidar com novos desafios e responsabilidades;
– Aberto para conhecer novas pessoas, ampliando assim a sua rede de contatos, cuidando do seu Networking;
– Investindo para um diferencial competitivo dentre os demais profissionais da mesma área de atuação.
Mas como você pode investir em sua capacitação?
Há várias formas de você investir em sua capacitação, em sua qualificação profissional. Veja algumas delas:
– Invista em uma graduação, mas invista com o pé no chão, pois o investimento não será baixo. Portanto, pesquise sobre a faculdade/universidade que queira ingressar, verifique se a instituição e o curso escolhido são reconhecidos pelo MEC. Procure saber o que compõe a grade curricular do curso escolhido, busque indicações tanto para a instituição como para o curso, e se ainda assim tiver dúvidas, tente verificar com profissionais que já atuam algum tempo na área para que possam lhe orientar melhor. Só não faça sua inscrição e matrícula às cegas, por impulso;
– Faça cursos de capacitação e reciclagem em sua área, sempre que puder. Esses tipos de cursos fornecem conhecimento atualizado e focado na prática do dia a dia. Para a área de Comércio Exterior cursos ministrados por exemplo pela Aduaneiras, Canal Aduaneiro, FIESP/CIESP, FUNCEX são ótimos;
– Sempre que puder participe de feiras, palestras, workshops e congressos em sua área de atuação. Você terá oportunidade de aprender, de se atualizar e principalmente, de fazer networking;
– Faça da leitura uma rotina constante em sua vida. Leituras obrigatórias para quem atua em Comércio Exterior como Notícias Siscomex, site do MDIC, Instruções Normativas. Procure também se atualizar com as notícias de seu país e do mundo em sites confiáveis como A Tribuna, Portos e Navios, Comex do Brasil, Portogente e vários outros, sem falar na leitura do Regulamento Aduaneiro;
– Invista em cursos de línguas como Inglês e Espanhol, por exemplo, mas não se prenda somente ao curso, assista a filmes, seriados, desenhos animados são perfeitos para iniciar, pois as falas são mais simples, ouça músicas, Podcasts, palestras TED, leia livros, artigos, notícias, escreva e-mails, resumos, frases úteis, estude a gramática, aprenda as estruturas e a semântica;
– Está sem grana, está desempregado, não tem problema. Há vários cursos gratuitos que você pode se inscrever e participar, presenciais ou on-line. O importante é investir o seu tempo em você.
Não deixe de investir em você, em sua capacitação profissional!!!
Como visto, a capacitação profissional precisa acontecer. São vários os benefícios existentes, tanto para a empresa que investe em seu colaborador como para o profissional que investe em sua própria capacitação. Portanto, você como empresa, não deixe de investir em seu funcionário e verá o quanto lucrativo será para a sua empresa. E você profissional, não deixe de investir em sua capacitação. Se a empresa não contribui, invista você. Não negligencie com a sua própria qualificação profissional.
E você caro leitor (a), o que vem fazendo para se qualificar como profissional? Você investe continuamente em sua própria capacitação? E você, empresa, está investindo na capacitação do seu maior patrimônio, seu colaborador? Contribuam com seus comentários e dicas para investimento da capacitação profissional.