Você, que atua no Comércio Exterior e depende do transporte internacional de carga, por via marítima, para dar andamento aos seus processos de exportação e importação de produtos, já ouviu alguma vez o termo “Blank Sailing”? Talvez já tenha se deparado com este termo, mas caso não tenha, com certeza já se deparou alguma vez na vida com a situação de estar com uma carga no porto pronta para embarque, com todas as documentações finalizadas, todos os dead lines cumpridos, e no dia seguinte ao “previsto embarque” você recebe a informação de que a carga simplesmente não embarcou e que a nova data prevista para o embarque será para a próxima semana, para o próximo navio, por exemplo.
Neste momento, se você está trabalhando com prazos apertados, por algum motivo, ou porque não houve um bom planejamento em sua operação de importação ou exportação, NESTE EXATO MOMENTO, infelizmente, “A SUA CASA CAIU”, por que você não conseguirá atender os prazos negociados com o seu possível exportador ou cliente final, uma vez que todo o processo logístico será afetado.
Este tipo de situação pode ocorrer, e um dos principais fatores existentes, dentre outros, que fazem com que as cargas não embarquem na data prevista, que fiquem no chão para rolarem para um próximo embarque é o Blank Sailing.
Neste artigo falarei sobre o que é Blank Sailing, quais os motivos de sua ocorrência e como amenizar seu impacto no Comércio Exterior.
O que é Blank Sailing?
Blank Sailing, conhecido também como “omissão de portos”, “omissão de navio”, é o termo utilizado por armadores para anunciar que um navio não atracará em um determinado porto ou região, ou que o serviço que abrange toda a rota, todos os portos previstos na viagem do navio serão cancelados.
A “omissão” ocorre quando o armador decide não escalar o porto com o navio programado, ficando as cargas dos exportadores no pátio do terminal e deixando de entregar também as cargas dos importadores que dentro do navio se encontram.
Havendo o Blank Sailing, as cargas são roladas para um próximo embarque disponível, isso se houver espaço no navio, lembrando que tudo dependerá também da frequência do serviço da linha, que poderá ser semanal ou quinzenal, pois quando há omissão quer dizer que não haverá navio para embarque ou desembarque de cargas, alterando assim parcialmente ou totalmente uma rota pré-determinada, uma vez que os serviços oferecidos pelos armadores para navios de linhas regulares costumam seguir uma rota específica, uma sequência de escalas pré-definidas.
Por que ocorre Blank Sailing? Quais os motivos de sua ocorrência?
O Blank Sailing pode ocorrer por um conjunto de fatores, sejam por questões técnico-operacionais bem como por questões comerciais, e quando ocorrem a carga pode ser reprogramada para o próximo porto ou próximo navio.
1- Questões Técnico-Operacionais
Neste caso, o Blank Sailing ocorre por situações adversas e imprevisíveis, que impedem a atracação do navio, como por caso fortuito ou força maior, como condições climáticas, congestionamentos graves no porto específico ou atrasos que poderão ocorrer devido a greves, por exemplo, impedindo-o de cumprir sua rota originalmente programada, fazendo com que o navio fique impossibilitado de fazer sua escala/atracação em um determinado porto ou região, levando uma transportadora a pular um porto para manter o restante da navegação dentro do cronograma.
2- Questões Comerciais
Ocorre de maneira “consciente e planejada”, motivada por questões financeiras e estratégicas, quando a demanda por espaço no navio é baixa, assim os armadores efetuam o cancelamento da viagem de um navio programado, com o único intuito de acumular cargas para o navio seguinte, garantindo assim que os navios possam sair do porto completamente cheios e os valores dos fretes permanecendo elevados, pois reduzindo a capacidade de embarque de um navio as taxas de frete são automaticamente afetadas, conseguindo assim uma estabilidade ou até mesmo um aumento das taxas de frete posterior ao Blank Sailing.
Qual o período com maior incidência de rolagem de carga devido ao Blank Sailing?
Este tipo de ação é bem comum após os feriados do Ano Novo Chinês, em que as fábricas ficam fechadas por um período aproximado de até duas semanas, não havendo volume suficiente pós feriado para a saída do navio do porto.
O Blank Sailing também podem ocorrer em períodos de disparidade do dólar, diminuindo assim o volume de importações realizados pelos importadores, e como consequência o valor do frete tende a cair com a falta de demanda de cargas, e para isso não acontecer os embarques são momentaneamente cancelados até terem volume suficiente para ocupar o espaço do navio por completo, para que o mesmo possa embarcar para compensar seus custos.
Havendo o Blank Sailing haverá uma maior disputa por espaço e assim os navios sairão do porto de origem com uma quantidade bem maior de carga, e consequentemente havendo disputa de espaço os armadores conseguem aumentar igualmente os níveis de fretes marítimos, mesmo em época de baixa demanda.
Outro exemplo mais recente é o que veio ocorrendo durante pandemia do Coronavírus, devido as paralisações e isolamentos sociais acontecendo no mundo inteiro, e como estratégia utilizada pelas transportadoras marítimas para lidar com a queda na demanda de cargas, foram anunciando Blank Sailings, principalmente em Fevereiro e Março/2020.
Já que os Blank Sailings não deixarão de ocorrer, o que pode ser feito para amenizar seus impactos no Comércio Exterior?
O Blank Sailing traz prejuízos para importadores, exportadores e clientes finais, pois não havendo embarque e desembarque de cargas nos portos onde ocorreram as omissões, haverá atrasos em todo o processo logístico, e por consequência, atraso na entrega da carga no destino final, e se o importador ou exportador não estiverem trabalhando com alguma margem de dias para possíveis imprevistos em seu processo logístico, já que previstos acontecem com maior frequência do que se gostaria, a carga não chegará no cliente final no tempo certo e isso pode acarretar em até prejuízos financeiros, e infelizmente não há uma solução que se evite a ocorrência do Blank Sailing, uma vez que este tipo de ação é produzida pela própria dinâmica do mercado.
Então se não há uma solução definitiva para se evitar um Blank Sailing, o que se pode fazer para amenizar os impactos das omissões no comércio exterior para importadores, exportadores e clientes finais é:
– Atentar-se para os períodos que ocorrem feriados importantes como O Ano Novo Chinês, entre janeiro e fevereiro, e o Golden Week, que é a semana de feriados que ocorrem no Japão, no final de abril e início de maio. Evitar de programar embarques nestes períodos, procurar se planejar e se anteceder a estes períodos;
– Procurar realizar parcerias com empresas de logística internacional de confiança. Fechar um embarque com um bom agente de carga, experiente e que tenha um conhecimento amplo das rotas e portos que tendem ocorrer o Blank Sailing, e isso fará toda a diferença;
– Importadores e exportadores precisam criar com urgência uma cultura dentro de suas organizações voltada cada vez mais para o gerenciamento de riscos para melhoria na eficiência dos processos de importação e exportação, para assim poder identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar eventos com potencial impacto negativo, como Blank Sailing.
– Em contrapartida, o que os armadores poderiam fazer com mais frequência é anunciar o Blank Sailing de forma mais antecipada possível, assim importadores e exportadores poderiam se planejar melhor com relação as suas cargas programadas para serem embarcadas, evitando prejuízos para toda a cadeia.
E, sem dúvida, precisa haver uma maior monitoramento neste tipo de situação, para que as omissões por parte dos armadores não venham a ocorrer de forma indiscriminada.
E você, caro leitor (a), alguma carga sua já foi rolada para um próximo embarque devido a um Blank Sailing? Como essa omissão afetou o seu negócio? Comente, compartilhe sua experiência com os demais leitores.
*Artigo escrito exclusivamente para o Comex Digital Talk e publicado originalmente em seu Blog.
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Obrigada Marcos Goes.