Para você garantir o sucesso de suas operações de importação, com a total satisfação do seu cliente final, você não poderá negligenciar toda uma operação levando em consideração tão somente os preços praticados pelos seus fornecedores internacionais e prestadores de serviços. Você precisará ir muito além em sua avaliação.
Na hora de avaliar seus parceiros pense que o preço é um item importante, mas não é o único fator a ser avaliado. Levando em consideração a máxima de que “o barato pode sair caro”, se você fechar parcerias focando somente nos preços praticados pelos fornecedores e prestadores de serviços, pode ter certeza que em algum momento você terá prejuízos significativos em suas operações.
Pense que ao fechar uma parceria, você tem que avaliar o preço a ser pago pelo produto ou serviço prestado, mas acima de tudo, é primordial você avaliar o valor recebido pelo preço pago, o que realmente o seu fornecedor ou prestador de serviço irá lhe oferecer.
De nada adianta você negociar um valor baixíssimo de frete internacional ou local se o prestador de serviço não consegue cumprir com os prazos acordados, ou se você não consegue receber um feedback de tal prestador no momento em que precisar, ou se ele simplesmente não faz uso da tecnologia para acompanhar todas as etapas da operação logística.
Lembre-se que para todo processo de importação os principais intervenientes que poderão colocar em risco sua operação, dependendo das parcerias que você irá fechar, são:
– Fornecedores Internacionais;
– Despachantes aduaneiros e seus ajudantes;
– Agente de carga;
– Transportadores Locais.
Mas como você poderá avaliar estes intervenientes para as suas operações de Importação?
1- Fornecedores
Além dos preços e prazos praticados pelos fornecedores contatados por você, antes de fechar negócio avalie não só o produto, mas também a qualidade do fornecedor.
Primeiramente, peça uma amostra do produto cotado para garantir a qualidade do material. Produto testado e aprovado a próxima etapa é avaliar o próprio fornecedor. Faça uma pesquisa, busque por informações e recomendações e, se possível, procure fazer uma vista ao fornecedor para conhecer suas instalações e se ele está apto ou não a exportar. E por último, porém não menos importante, pesquise pela situação financeira do fornecedor, pois se a saúde financeira do exportador estiver comprometida, dificilmente ele conseguirá atender a sua demanda no prazo acordado e com qualidade.
2- Despachantes Aduaneiros e seus ajudantes
Todos os intervenientes nos processos de suas importações são importantes, porém o Despachante Aduaneiro deve ter o seu devido destaque.
Este profissional é o responsável pela liberação de todas as suas cargas junto a alfândega brasileira, então você não pode pecar avaliando somente o preço cobrado por ele para a prestação do serviço. Você precisará avaliar também todo o conhecimento deste profissional, o entendimento dele sobre todas as operações conduzidas pela sua empresa.
Portanto, depois de verificar os preços praticados por este profissional atente-se também para a especialização e capacitação dele. Verifique se ele possui formação, qualificação, experiência e credibilidade no mercado.
Ele deverá ter total domínio das normas e leis que regem o comércio internacional, mas não se limite somente na formação acadêmica do Despachante Aduaneiro, e sim em sua experiência profissional. Analise o histórico profissional deste prestador de serviços, para quais empresas ele presta ou prestou serviço e por quanto tempo. Analise se os ramos de atividades dessas empresas são diferenciados. Quanto mais diferentes forem mais bagagem de conhecimento e experiência ele terá.
Dê uma olhada no site do Despachante Aduaneiro. Verifique se ele possui Blog, Facebook, Twitter, Linkedin. Muitas dessas plataformas sociais lhe darão respostas rápidas sobre o perfil do profissional, seu conhecimento e experiências.
Outro fator importante a se pensar é se este profissional está localizado próximo a sua empresa. Ele precisará conhecer a fundo sobre todas as operações conduzidas por sua empresa e a realização de reuniões presenciais serão necessárias, e muitas vezes primordiais, e quanto mais próximo ele estiver de você mais fácil será para conduzir tais encontros.
Avalie também a estrutura deste profissional, se ele e sua equipe possui bases nos portos e aeroportos.
E por fim, não deixe de avaliar no mercado o Despachante Aduaneiro a ser contrato por você. Busque por referências comerciais, verifique se ele tem ou não credibilidade no mercado.
E caso você já tenha um Despachante Aduaneiro, mas não tem total certeza de que este parceiro é a pessoa certa para os seus negócios, tente responder as seguintes perguntas:
O seu Despachante Aduaneiro está sempre disponível para quando você precisa?
Ele possui agilidade para lhe dar respostas imediatas para as suas possíveis dúvidas?
Ele e sua equipe mantêm-se atualizados constantemente?
Sua equipe é altamente qualificada? Ela gera confiabilidade?
Ele sempre lhe envia comunicados, informações e notícias a respeitos das constantes mudanças na legislação brasileira e as normas que regem o Comércio Exterior?
Essas são só algumas perguntas que você precisará se fazer e analisar antes de fechar qualquer outra parceria.
3- Agente de Carga
Para garantir segurança das suas cargas durante o transporte e que elas possam chegar no destino final dentro do prazo acordado, você precisará ter cuidado ao fechar uma parceria com um agente de carga.
Mas antes de sair a procura de parcerias com agentes de carga atente-se primeiramente em analisar a suas reais necessidades.
– Quais os tipos de mercadorias que você normalmente importa e de quais países?
– Qual é a frequência de seus embarques?
– Quais são os principais modais utilizados em suas operações de importações?
– As mercadorias possuem alguma particularidade, como congelados, perecíveis, carga viva ou perigosa?
Após essa análise faça contato com agentes de carga que correspondam as suas reais necessidades. Verifique os diferenciais que cada agente consultado irá lhe oferecer, quais destes prestadores de serviços possuem infraestrutura e conhecimento adequado para lidar com as suas operações e demandas. Certifique-se que os preços praticados por estes profissionais estão coerentes com o serviço oferecido, dentro das condições financeiras de sua empresa e também dentro da média do mercado.
É também de suma importância você avaliar a experiência e a credibilidade do agente de carga com quem você está fazendo contato no mercado de logística internacional. Certifique-se de que desde o primeiro instante que você fizer contato com este profissional e ao longo das negociações se você recebe respostas rápidas e concretas, se o envio da cotação de preços foi rápido e se o orçamento está o mais completo possível.
Avalie também se o agente de carga faz uso da tecnologia para acompanhar toda a logística de seus embarques em tempo real para poder lhe manter sempre informado e atualizado. Certifique-se que há agilidade nas entregas das mercadorias. Verifique qual é o lead time para todos os modais, as frequências de saídas na origem, para embarques aéreos verifique se os voos são diretos ou não.
Não deixe de verificar há quanto tempo o agente de carga opera no mercado. Dê uma olhada em seu portfólio e procure conversar com seus parceiros e clientes anteriores para buscar informações a respeito da qualidade do serviço prestado e de sua experiência no mercado. Ele possui certificações?
Procure saber se este agente de carga possui armazém na origem para consolidação de suas cargas e estrutura própria nos principais Portos, Aeroportos e Fronteiras do Brasil. Se ele possuir Unidades Operacionais e de Negócios em outros países é um diferencial.
Certifique-se da saúde financeira do agente de carga e verifique se a empresa não consta em nenhuma lista negra de dividendos do mercado logístico internacional.
Atente-se para a questão da comunicação. O seu agente oferece canais de comunicação imediata? Ocorrendo imprevistos você conseguirá um retorno imediato da parte dele? Suas dúvidas são sanadas com facilidade?
Você já verificou se o seu agente de carga possui Web Tracking com informações On Line e em tempo real de suas cargas? Este sim é um baita diferencial.
4- Transportadores locais
No momento de escolher uma transportadora que irá coletar sua carga no Porto ou Aeroporto e entregar no destino final, não foque somente nos preços praticados, mas sim no que você estará recebendo por este preço.
Verifique se o transportador oferece um transporte de qualidade, garantindo que sua mercadoria irá chegar no destino final com segurança, intactas e no tempo certo. Se sua frota é nova ou não. Se a empresa já está a um bom tempo estabelecida no mercado ou não, se seus funcionários são treinados e capacitados ou não, se possui equipamentos necessários para carregar e entregar a sua carga em tempo hábil ou não.
Certifique-se de que o transportador possua armazém próprio para o caso de você necessitar fazer a desova do container em seu armazém para a devolução rápida do container para evitar Demurrage ou para facilitar o processo de desova por falta de espaço na sua fábrica, ou para os casos em que sua carga precisará pernoitar no armazém de seu transportador.
Como visto são muitos os fatores que precisam ser avaliados por você além dos preços praticados pelos fornecedores internacionais e prestadores de serviços para o fechamento de um negócio ou parceria.
Não faça negócio no escuro. Certifique-se de estar munido de todas as informações necessárias antes de fechar qualquer parceria. Não vacile. O sucesso de suas operações depende da sua avaliação.
E você leitor(a), no momento de fechar um negócio ou uma parceria você se atenta somente aos preços praticados pelos fornecedores e prestadores de serviços ou você vai além em sua avaliação? Quais são os seus critérios de avaliação? Há alguma dica adicional que você pode compartilhar com os demais leitores?