Andrea Tonon

Blog com informações sobre Comércio Exterior de forma simples e descomplicada

Menu
  • Início
  • Links úteis
  • Sobre mim
  • Contato
Menu

Meus conselhos para você que pensa em voltar a estudar e ingressar à área de comércio exterior após os 30

Posted on Março 18, 2019 by andrea
0 Flares Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Voltar a estudar pode parecer uma tarefa nada fácil, principalmente quando você já passou dos 30 anos e está querendo ingressar à área de Comércio Exterior.

 

Há várias situações para um indivíduo pensar em voltar a estudar depois dos 30. Muitos não tiveram recursos financeiros necessários para estudar quando eram mais jovens ou não conseguiram conciliar trabalho e estudo, para o caso das mulheres muitas vezes uma gravidez pode ter interrompido o sonho de se formar, ou simplesmente após os 30 decidiram trocar de profissão ou agarrar uma oportunidade, como foi o meu caso.

 

A área de COMEX exige muito conhecimento, compreensão das documentações exigidas nos processos de importação e exportação, contratos internacionais, direito, legislação, economia e sem falar na exigência de se ter fluência em outro idioma, a língua inglesa, pelo menos, para que se possa negociar com fornecedores e clientes no exterior, mas não é nenhum bicho de sete cabeças querer ingressar tardiamente nesta área.

 

Afinal, nunca é tarde para querer estudar. Nunca será tarde demais para mudar a sua vida!

 

Muitas vezes bate aquela insegurança e aquela velha frase pode vir à cabeça: “Não tenho mais idade para voltar a estudar” ou “Já estou velho demais para os estudos”, ou “devo estar completamente louco em querer ingressar em uma nova área com a idade que tenho”.

 

Ledo engano quem acha que pode ser tarde demais voltar a estudar e ingressar em uma nova área de atuação. É óbvio que você deverá ter muita determinação, força de vontade, disciplina e persistência, mas os resultados virão e você irá gostar do que irá encontrar pelo caminho.

 

 

Você sempre será jovem o bastante para o estudo. A única coisa que nada e ninguém pode nos tirar e o conhecimento e a experiência vivida.

 

 

Eu mesma ingressei na área de comércio exterior após os meus 30 e poucos anos. Não foi fácil, mas na época decidi agarrar uma oportunidade que me deram e hoje não me arrependo nenhum pouco da minha decisão. Me encontrei como profissional. Sei que ainda tenho muito o que aprender, afinal ninguém é detentor 100% do conhecimento, mas ao longo dos últimos anos aprendi muito, ganhei experiência e conheci e continuo conhecendo muita gente bacana.

 

Por isso segue abaixo meus conselhos, para que de alguma forma, possam lhe ajudar e incentivar a voltar ao estudo e ao ingresso à área de Comércio Exterior depois dos 30:

 

 

1- Organize a sua rotina

 

É de extrema importância você organizar a sua rotina para voltar a estudar. Você irá precisar conciliar trabalho, casa, família, filhos e os estudos. Tente organizar-se melhor definindo prioridades a ser seguida, esforce-se, não desista. Mantenha sempre o foco, metas a serem atingidas e esteja sempre motivado.

 

2- Planeje-se financeiramente

 

 

Primeiramente defina o tipo de curso que você irá fazer, seja uma faculdade, um curso técnico ou um curso rápido de capacitação.

 

Organize o seu orçamento para a tomada de decisão de forma consciente. Informe-se sobre as instituições, grade curricular, valores dos cursos, formas de pagamento. Procure por opções que possam viabilizar os seus planos como programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil para o caso de escolher fazer uma graduação.

 

3- Procure por alternativas que se encaixem ao seu bolso e ao seu dia a dia

 

Depois de avaliar os recursos financeiros que você tem disponíveis e ao tempo que você tem para se dedicar ao curso no seu dia a dia, é hora de buscar soluções viáveis para a sua realidade.

 

Se você não tiver tempo suficiente para fazer um curso presencial, procure por cursos EAD. Mas tenha sempre em mente que a sua dedicação deverá ser redobrada, uma vez que a aprendizagem online dependerá muito mais de você.

 

Ressalto somente que independentemente do tipo de curso escolhido, seja ele presencial ou online, tenha o cuidado de verificar se o curso e a instituição são reconhecidos pelo MEC.

 

4- Invista no seu inglês

 

Tenha em mente que para trabalhar na área de comércio exterior você deverá dominar pelo menos a língua inglesa, então não meça esforços, pratique a leitura e a escrita.

 

Invista em cursos de inglês, procure por instituições que priorizem a conversação desde o início. Se tiver recursos disponíveis, procure fazer aulas particulares. Como complemento assista a filmes e seriados, ouça músicas, leia artigos e notícias em inglês. Utilize-se de recursos complementares para aprimorar o seu inglês. A internet está aí e tem muita coisa boa para consumir, então não a ignore.

 

5- Procure ter um mentor

 

Se possível, tenha um mentor ao seu lado que possa lhe dar suporte e lhe encorajar no gerenciamento do seu próprio aprendizado. Uma pessoa que possa maximizar o seu potencial, desenvolver suas habilidades, uma pessoa em que você possa se espelhar.

 

Esse mentor pode ser um chefe, um colega de trabalho, um professor, um amigo ou até mesmo um parente, e ele poderá direta ou indiretamente lhe passar valores, princípios, conhecimentos, sabedoria e ideais.

 

No meu caso o meu mentor é o despachante aduaneiro da empresa em que atuo. No início não foi nada fácil para mim, mas ele me auxiliou mostrando quais cursos seriam interessantes eu investir, me deu e continua dando total suporte no dia a dia do meu trabalho com importação e exportação, me deu um norte, me mostrou um caminho a seguir.

 

Um mentor tem a capacidade de muitas vezes transformar nossa carreira, transformar a nossa vida.

 

6- Esteja rodeado de pessoas que trabalham na área de comércio exterior a mais tempo que você

 

Sempre que possível invista no seu networking. Mantenha um bom relacionamento com pessoas que trabalham na área de comércio exterior a mais tempo que você.

 

Esteja rodeado de profissionais com mais experiência que você. Eles têm muito a lhe ensinar e a troca de experiências é de total importância para o desenvolvimento de sua carreira.

 

Faça contatos, participe de grupos de WhatsApp, grupos no Linkedin. Vá a eventos, palestras, feiras, encontros de colegas de profissão. Você só terá a ganhar.

 

7- Mantenha-se sempre atualizado

 

 

Não importa o tempo ou recursos que você tem disponível, mas mantenha-se sempre atualizado.

 

Faça cursos de capacitação e reciclagem pelo menos uma vez ao ano. Não fique limitado somente ao que se ensina em sala de aula. Faça da leitura sua aliada constante.

 

Adicione em sua rotina a leitura de livros, mantenha-se informado sobre a economia do seu país e dos países com quem irá negociar. Procure sabe o que está acontecendo em seu próprio país e ao redor do mundo através das notícias, seja pela internet, rádio ou televisão.

 

No comércio exterior é prioridade máxima estar conectado ao que está acontecendo pelo mundo, pois guerras, conflitos, disputas comerciais influenciarão diretamente nos seus processos de importação e exportação.

 

Lembre-se nunca é tarde demais para voltar a estudar, para ingressar em uma área diferente.

 

Em muitos momentos você terá a sensação de que está 10 anos atrás de seus colegas de profissão, e de uma certa forma está, mas isso não será impeditivo para desistir, certo?

 

Pelo caminho você poderá encontrar empecilhos, dificuldades, julgamentos, mas cada pessoa tem a sua história de vida, suas limitações financeiras, seu tempo, portanto, não desista nunca, vá em frente e tenha certeza que ao longo de sua jornada você encontrará profissionais maravilhosos, dispostos a lhe ensinar, a mostrar um caminho legal a seguir, pessoas essas capazes de lhe ajudar a trilhar sua carreira profissional.

 

Não se esqueça: O estudo cria oportunidades e transforma vidas, mesmo sendo depois dos 30.

 

 

 

E você caro leitor (a) o que acha de voltar a estudar depois dos 30? Para você que vivenciou ou está vivenciando essa experiência, quais são as dificuldades que você encontrou ou vem encontrando em sua trajetória? Comente sobre sua experiência.

Compartilhe...
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

2 thoughts on “Meus conselhos para você que pensa em voltar a estudar e ingressar à área de comércio exterior após os 30”

  1. Marjorie Farneze diz:
    Março 21, 2019 às 1:22 am

    Parabéns pelo artigo, Andrea!! Conheço uma pessoa que costuma usar a seguinte frase “Antes tarde do que mais tarde” (rs) Eu partilho do seu pensamento e espero que seu blog incentive a profissionais que foram impossibilitados de estudar ou ainda que tiveram que abrir mão de seus estudos por razões diversas, que eles tenham força para voltar… seja na área de COMEX ou nas outras inúmeras áreas disponíveis hoje no Mercado! Sucesso com seu blog!!!

    Responder
    1. andrea diz:
      Abril 2, 2019 às 5:51 pm

      Obrigada Marjorie por contribuir com o seu comentário. Realmente as razões são diversas para que um profissional tenha que adiar a conclusão dos seus estudos ou simplesmente por decidir em atuar em uma nova área. O importante é que nunca é tarde para nada, desde que se tenha força de vontade, dedicação e paixão pelo que faz. Abraço!!!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

  • Dicas de como reduzir os custos logísticos nas operações internacionais de sua empresa Agosto 28, 2020
  • Conhecendo os riscos existentes no Comércio Internacional Julho 16, 2020
  • Blank Sailing – O que é, quais os motivos de sua ocorrência e como amenizar seu impacto no Comércio Exterior Junho 19, 2020
  • Dicas de ferramentas para home office em tempos de Coronavírus Abril 1, 2020
  • Dia Internacional da Mulher – A luta diária pela igualdade de gêneros Março 8, 2020

Comentários recentes

  • andrea em Blank Sailing – O que é, quais os motivos de sua ocorrência e como amenizar seu impacto no Comércio Exterior
  • andrea em Dia Internacional da Mulher – A luta diária pela igualdade de gêneros
  • andrea em Dia Internacional da Mulher – A luta diária pela igualdade de gêneros
  • andrea em Operação back to back – Saiba o que é e quais são as suas vantagens
  • andrea em Operação back to back – Saiba o que é e quais são as suas vantagens

Arquivo

  • Agosto 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019

Categorias

  • Comércio Exterior
  • Exportação
  • Importação
  • Uncategorized

Siga-me

  • LinkedIn
© 2025 Andrea Tonon | Powered by Superbs Personal Blog theme